Fiz a prova do IELTS

Eu tenho alguns planos de estudar no exterior e estou praticando um pouco de inglês. Por esse motivo eu decidi fazer uma prova de proficiência da língua pra saber o meu nível, e acabei optando por fazer a prova do IELTS. E eu quero falar sobre algumas coisas sobre a minha experiência na realização da prova.

1 – Minha nota

Cultura Inglesa

A primeira coisa que eu quero falar é sobre a minha nota. Eu subi aqui no canal algumas aulas que eu fiz no Cambly e alguns outros vídeos treinando sozinho. E se você for fazer a prova e tiver um pouco inseguro com seu nível de inglês, pode ser que esses vídeos lhe sejam úteis pra comparar com o meu nível e ter alguma noção de como será sua nota. Não é uma maneira exata de comparação, mas eu acredito que dá pra ter uma ideia. Já adianto aqui que meu inglês é bem modesto, e eu estava bem inseguro em relação à prova, mas acabei tendo um resultado melhor do que eu estava esperando e eu fiquei bastante satisfeito com o meu desempenho. Eu fiz o IELTS General e minha nota no Overall foi de 5.5. Específica no Speaking foi 5.0, no Writing e no Listening minha nota foi 5.5 e no Reading 6.0. Que na média deu 5.5 que é um nível Intermediário avançado.

2 – Agendamento

A segunda coisa que eu gostaria de falar é sobre o agendamento, porque eu tinha bastante dúvida sobre isso. E pra quem não sabe as provas de Listening, Reading e Writing são realizadas no mesmo dia, e é esse dia que você escolhe. Na hora do agendamento eles informam que a prova do speaking poderá ser realizada em até 7 dias antes ou 7 dias depois. Agendei minha prova para o dia 14/12 um sábado e como faria a prova em outra cidade e precisaria viajar, estava um pouco apreensivo de quando seria realizada a prova do speaking, mas uma semana antes da prova eu recebi um email avisando que a prova seria realizada na sexta-feria dia 13, ou seja no dia anterior ao das outras provas.

3 – Ambiente

A terceira coisa que eu quero falar é sobre as estrutura do ambiente de exame. Eu fiz a prova de papel na Cultura Inglesa de Curitiba. Não sei se todos os locais de prova são do mesmo nível, não sei como funciona a prova em computador também. Eu vi algumas pessoas reclamando na internet sobre problemas com o áudio na prova do listening, que teve dificuldade em escutar, mas no meu caso, em todos os aspectos eu posso dizer que foi tudo perfeito. O som dá pra ouvir bem, com boa qualidade, as carteiras e cadeiras ótimas, banheiro, ar condicionado, ambiente espaçoso e confortável, cordialidade do aplicadores, não tive problema nenhum.

4 – Aplicação da prova

O quarto item desse vídeo é a aplicação da prova. Como eu disse anteriormente, minha prova do speaking foi em uma sexta e as outras no dia seguinte no sábado. No primeiro dia eu cheguei com uns 40~45min de antecedência, a moça de recepção me indicou a sala de espera, já havia umas 6 ou 7 pessoas aguardando ali. Fiquei uns 20min aguardando, eles foram chamando um a um por ordem de agendamento. Quando me chamaram fui pra uma outra sala pra fazer o meu registro, tirei foto, coloquei minha digital pra biometria são 4 vezes que você precisa colocar o dedo, pra pegar bem a digital, assinei minha presença e deixei meus pertences dentro guardado dentro de uma caixa. Esse processo não durou mais que 5 minutos e me encaminharam para a sala do exame.

No segundo dia cheguei também com uns minutos de antecedência, mas foi um pouquinho mais tumultuado. havia umas 30 ou 40 pessoas no saguão da Cultura Inglesa, algumas em uma fila aguardando para deixar os pertences na biblioteca. Depois que já estavam todos prontos começaram a chamar para subir ao andar de cima onde estavam fazendo a biometria novamente e depois encaminharam para as mesas que já estavam identificadas com o nome. Os aplicadores explicam tudo bem direitinho, em relação a prova, como deve ser feita. Sobre o tempo também, eles anotam em um quadro e vão marcando o tempo restante, ninguém precisa ficar perguntando.

5 – Os testes

Na prova do speaking eu estava extremamente nervoso, muito mais do que no segundo dia. Não sabia com seria a prova, mas eu consegui dar o meu melhor ali. Eu consegui desempenhar todo o inglês que tinha pra demonstrar ali. Essa era uma dúvida e uma insegurança que eu tinha, porque os exemplos que a gente vê aqui no Youtube sã bem redondinhos, o entrevistador pergunta e o candidato dá uma resposta completa, quase que ensaiada, e não foi exatamente a minha realidade.

Entrei na sala, e ela fez o ritual de apresentação do exame e na sequência perguntou se eu só estudava ou se eu trabalhava, e de bate e pronto eu não entendi a pergunta, e respondi pra ela que eu estava nervoso e não tinha entendido, e perguntei se ela poderia repetir. Tudo isso em inglês, é óbvio, e ela disse “Claro, posso repetir sem problemas”. Ela perguntou novamente um pouco mais devagar e eu entendi, disse que trabalhava. Na sequencia ela perguntou onde eu trabalhava e o que eu fazia.

Eu pensei que o task one seria apenas um tema, como vemos nos exemplos na internet, mas ela acabou perguntando sobre várias coisas. Não sei se minha respostas foram curtas, e esse foi o motivo pra ela ter entrado em outros assuntos, mas eu acredito que não. Ela perguntou sobre matemática, se eu usava no me dia a dia, e se eu gostava, quando que eu comecei a aprender matemática pela primeira vez.

No task two ela pediu pra eu descrever algum trabalho manual que eu tinha aprendido. Eu falei sobre dirigir, como eu tinha aprendido a dirigir, porque, como tinha sido. Depois que eu terminei ela perguntou se tinha sido difícil aprender, como tinha sido o processo, quem havia me ensinado. Ela me perguntou sobre outros trabalhos manuais, se era difícil aprender uma atividade nova, porque que as pessoas gostam de aprender coisas novas. Então deu pra falar bastante, sobre várias coisas diferentes.

Além da primeira pergunta, em mais duas ou três ocasiões eu não entendi a pergunta, pedia desculpas e falava novamente que eu estava nervoso e pedia pra ela repetir. Ela sempre repetia na maior educação, sendo sempre muito gente boa, e ela me ajudava pois repetia pausadamente e fazendo gestos. Não era muito importante se eu estava tendo dificuldade pra entender, mas como eu ia me expressar em seguida. Não sei se é assim pra todo mundo, mas eu fiquei bem a vontade. E minha nota foi 5.0

No segundo dia começou pela prova do listening e á exatamente igual a gente encontra no site do IELTS. Em relação ao tempo, como é falado, em relação as perguntas, tudo. É idêntica aos exemplos. Eu só achei um pouquinho mais difícil do que eu imaginava, difícil não, mas eu imaginei que fosse ter um desempenho um pouquinho melhor e acabei deixando algumas respostas sem preencher porque passou eu eu simplesmente não entendi. Como eu disse no speaking eu tirei 5.0 e acho que eu dei o meu melhor, consegui usar toda a minha capacidade. Já no listening eu tirei mais, consegui um 5.5, mas acho que talvez tenha faltado um pouquinho de concentração, e talvez eu pudesse ter ido um pouquinho melhor e ter tirado um 6.0, mas não dá pra saber. Não estou lamentando, mas acho que pela minha capacidade eu deixei a desejar um pouquinho.

Na sequência foi a prova do reading, que tirei 6.0. E também é idêntica aos exemplos que tem no site do IELTS. Não tem espaço pra ficar com dúvida. Então deixo a sugestão de pegarem os exemplos do site oficial, porque é idêntico. Até a fonte usada no texto, layout, tudo. Eu segui algumas dicas que encontrei na internet, de ler as questões antes do texto, mas em provas eu sempre já faço isso. E usei a estratégia de começar pelos menores textos. Acabei fazendo a prova inteira, tirei 6.0, mas no finalzinho acabei chutando duas questões, porque estava estourando o texto, e não deu muito tempo de analisar direitinho, mas fiquei satisfeito com o resultado também, consegui dar o meu melhor e usei toda a minha capacidade.

Só pra deixar claro também, todo mundo faz todas as provas juntos, começa junto e entrega junto. Eu acredito que ninguém tenha terminado com muita antecedência, o tempo é bem justo. Como eu disse, fiz o reading inteiro, mas dei uma acelerada no final, então acho que não sobra muito tempo.

A última prova foi a do writing. Nessa a minha maior dificuldade foi o tempo. Eu acho que conseguiria ter escrito mais e melhor e consequentemente ter uma nota melhor, mas eu entendo que o tempo apertado também faça parte do desafio, se der o dia todo pra escrever todos os resultados serão diferentes. Para o writing a gente tem uma hora de prova e eles aconselham no início a usar os primeiros 20 minutos para a task one que é menor e precisa ter 150 palavrase os 40 restantes para a task two que é a maior e precisa ter 250 palavras.

Na task one dizia assim: “Você estuda em um college e está satisfeito com as aulas, mas está insatisfeito com a estrutura do local. Escreva um email para o administrador que você gosta do college, mas reclamando da estrutura. Eu escrevi o primeiro parágrafo de introdução e já passei para a folha resposta, comecei a escrever o segundo e também passei pra folha resposta, e na hora que eu ainda estava escrevendo o terceiro parágrafo e ia começar a passar para a folha resposta já deu os primeiros 20min, então na task one eu acabei usando quase meia hora e acabei escrevendo umas 140 palavras..

Então comecei a task two pedia pra falar sobre energias renováveis e a questão era a seguinte: “Se o governo taxar mais o preço da gasolina, você acha que isso pode contribuir ou não com o clima, se isso pode diminuir a poluição.” ou coisa do tipo. Escrevi um primeiro parágrafo bom, e comecei a escrever um segundo parágrafo que também estava ficando bom, mas a hora que passei para a folha resposta o primeiro parágrafo já faltavam apenas 10 minutos. Aí tive que correr pra conseguir terminar o segundo parágrafo. Passei pra folha resposta às pressas e acabou ficando um pouco ruim, mas principalmente curto. Escrevi uma frase só no terceiro parágrafo só pra concluir o raciocínio, acho que também escrevi umas 140 ou 150 palavras só. Então vou dar uma dica aqui, não sei se é válida, mas se você estiver estudando, estude escrever um pouco mais rápido, mesmo que o seu argumento não fique tão bom, tente variar seu vocabulário pra mostrar a extensão dele, mas tente escrever as 250 palavras. Mesmo assim tirei uma nota de 5.5 que me agradou também.

Então é isso. No geral fiquei feliz com o meu resultado. Espero que esse post possa ter te ajudado de alguma forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.